quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Cigarro x Cabelos

Os fumantes que me perdoem: mas o cheiro de cigarro nos cabelos é algo terrível. Uma das vantagens da lei que proíbe fumar em lugares fechados é sair para uma balada e não precisar lavar os cabelos depois. Antigamente, permanecer em um local fechado era sinônimo de cheiro de cigarro nos fios e banho, independentemente do clima.
Além do inconveniente do cheiro do cigarro nos cabelos alheios, será que o fumo pode prejudicá-los também?
A resposta é sim! Dentre os malefícios do vício, a queda de cabelo é um dos problemas mais graves, tanto para homens como para mulheres. A nicotina se aloja nas paredes das artérias, diminuindo a circulação do sangue e impedindo que nutrientes importantes cheguem até a raiz. O resultado é a queda dos fios.
Outra consequência do cigarro é o envelhecimento precoce dos cabelos e a perda de melanina. Os fios sofrem por causa da temperatura da fumaça, que acelera a degradação de sua estrutura e deixa o cabelo opaco e sem vida. E a perda da melanina faz com que os indesejáveis cabelos brancos surjam mais cedo. Além disso, a oxidação causada pela fumaça do cigarro propicia a quebra dos fios, o aparecimento de pontas duplas e a escamação no couro cabeludo,
Se você precisava de mais argumentos para parar de fumar, que seja em nome de seus lindos cabelos. A sua saúde também irá agradecer.
Você tem uma história pra nos contar sobre isso? Parou de fumar ou conhece alguém que fez isso e percebeu diferença na saúde dos fios?
Tempo seco e os cabelos


Nas últimas semanas vivemos um período bastante crítico do inverno. Com as baixas temperaturas, o ar não circula, causando a chamada a inversão térmica. A poluição não se dissipa, deixando o ar pesado. Sem a circulação dos ventos, a umidade do ar ficou baixíssima.
Além da pele e das vias respiratórias, os cabelos também sofrem muito com a secura do ar.
Vale lembrar que o índice normal de umidade é de 60% a 65%. Mas chegamos a 30% na cidade de São Paulo. Em outras cidades, como o Distrito Federal, os números foram ainda mais baixos.
O ambiente seco acaba eliminando a umidade natural dos fios. O resultado são cabelos ressecados e sensibilizados. Aos poucos. os fios perdem vitalidade e ganham uma aparência de ressecado e sem vida. Com a fibra sensibilizada, os raios solares atingem a estrutura dos fios causando abalos.
Para impedir que isso aconteça, é importante investir em constantes hidratações.
A linha Natura Plant Choque Regenerativo é perfeita para isso. O creme prolongador, usado nos dias em que o serum não é usado, pode ser aplicado mais vezes, sempre que você sentir que o cabelo começou a ficar arrepiado e sem vida.
Vale lembrar que ar condicionado faz com que a umidade do ar fique ainda mais baixa. Por isso, se não dá para evitar, vale ter na mão um leave-in hidratante.
A primavera está chegando e, com ela, o período de chuva e umidade. Os cabelos agradecem. Enquanto ela não vem, vamos lançar mão do auxílio que a tecnologia pode nos oferecer.

O seu rosto aos 25 anos


Cada rosto tem uma história. Por conta dela e da genética, você pode ter maiores ou menores sinais de envelhecimento. Há, no entanto, características comuns a cada faixa etária da mulher. Com a consultoria do pesquisador Tiago Beber, da área de produto e desenvolvimento da Natura, fizemos este pequeno manual sobre o que está acontecendo fisiologicamente com o seu rosto aos 25, 30, 45 e 60 anos. Até o final da semana, você saberá tudo o que precisa fazer para prevenir, tratar ou reparar os sinais em qualquer idade!
O rosto aos 25
A segunda década de vida define o fim da adolescência e traz consigo a estabilização dos hormônios no corpo humano. É o período em que a nossa pele, em geral, está no auge de sua hidratação natural, com aparência lisa, viçosa e saudável.


O seu foco
Aos 25, a pele ainda não apresenta sinais visíveis de envelhecimento. O momento é de prevenção: depois de limpar e tonificar a pele corretamente, se preocupe em hidratar e proteger a pele das agressões solares do dia a dia. Pode ser com um hidratante leve com complexo antioxidantes, como o Hydra ou com o antissinais Chronos para a sua idade. O importante é que o produto tenha proteção contra os raios UVB (FPS15) e UVA.


A fórmula certa
Produtos leves, de textura agradável, contendo umectantes que promovem hidratação são suficientes para você. Procure na fórmula ativos antioxidantes, como o Licopeno e a Vitamina E, que atuam na prevenção da ação de radicais livres e formação de microdanos.


Meu Conselho
Os primeiros cuidados devem começar nesta fase e não se restringem aos cosméticos e a um bom protetor solar. Alimentos saudáveis, assim como parar de fumar, ajudam o processo de desintoxicação. Beber água regularmente também é uma prática poderosa para hidratar a pele – e de dentro para fora. Na sua dieta, inclua uma grande variedade de alimentos, sem excessos, para fornecer nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento celular. Consumindo carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais, também fornece energia para as células da sua pele!